Para quem é cobrado regularmente por resultados em relação aos investimentos feitos, é fundamental saber potencializar as suas ações para aproveitar melhor os recursos disponíveis e, é claro, conseguir números ainda mais satisfatórios. Por isso, pensar em aplicar estratégias como a automação de trade marketing pode ser muito importante.
Afinal, a tecnologia está disponível para que todas as empresas consigam otimizar as suas capacidades de oferecer um produto e/ou serviço cada vez melhor ao consumidor. Você vai ficar para trás nessa corrida pela atenção de quem você tanto quer conquistar? Utilizar algumas ferramentas pode tornar o seu trabalho mais produtivo e eficiente.
Que tal, então, entender um pouco mais sobre a importância e os benefícios de investir na automação de trade marketing? Continue a leitura deste artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e potencializar as suas ações na busca para alcançar os objetivos estipulados no seu planejamento estratégico. Confira!
Antes de tudo, precisamos entender, na prática, o que é o trade marketing, certo? O objetivo dessa estratégia de venda é valorizar um produto e/ou serviço em algum dos seus pontos de venda. Ou seja, aproximar o consumidor do que você quer vender por meio de ações no local onde ele está sendo vendido, seja em uma farmácia ou em um supermercado.
A ideia é potencializar os resultados de determinado canal de venda, fazendo com que o produto e/ou serviço se destaque em relação aos concorrentes que disputam a atenção e o mesmo espaço físico. Para ser executado adequadamente e gerar resultados satisfatórios, é fundamental que todas as partes envolvidas estejam engajadas.
Afinal, é preciso colocar os 3 interesses em jogo: o fabricante (que quer mais vendas), o canal de distribuição (que busca mais lucro) e, é claro, o consumidor final (que procura pelo melhor produto com o melhor preço). Encontrando um equilíbrio para essa balança, é possível que todas as partes consigam alcançar os seus objetivos.
O merchandising, por exemplo, é uma forma de trade marketing e representa ações mais diretas — como banners, cartões, flyers e panfletos — para destacar uma marca exposta naquele ponto de venda. Outra maneira de trabalhar com essa estratégia é criando demanda, ou seja, oferecendo degustação de um produto ou programas de fidelidade.
O trabalho de trade marketing, porém, não é tão fácil de ser colocado em prática e exige muito planejamento para saber explorar cada produto e os canais de venda que vão ser utilizados. Por isso, conhecer ferramentas e soluções que possam facilitar e potencializar algumas tarefas é algo tão importante, especialmente em um mercado tão concorrido.
Nada melhor, então, do que saber como potencializar as suas estratégias e ações, não é mesmo? A automação de trade marketing é o melhor caminho e, para que você não tenha dúvidas do seu impacto e importância, separamos os principais benefícios ao investir em certas ferramentas e soluções. Confira!
O principal benefício de investir na automação de trade marketing é conseguir ter um maior controle das vendas. E melhor: tudo isso em tempo real. Esse monitoramento não é tão simples de se fazer quando a cadeia de distribuição está distanciada, certo? Com as ferramentas certas, você reúne todas as informações fundamentais em um só lugar.
Monitorar o check-in de cada promotor nos pontos de venda, controlar o estoque de um distribuidor, verificar quais produtos estão vendendo mais ou menos, enfim, tudo é controlado de maneira mais eficiente. A partir de um programa, todas as partes podem verificar o cenário em tempo real, tornando as próximas decisões mais precisas.
Com mais informações sobre o que funciona e o que não está dando tão certo, a produtividade das equipes envolvidas também tende a aumentar. Afinal, fica muito mais fácil identificar as estratégias mais eficientes para cada produto e distribuidor. Ou seja, tempo e recursos são economizados e os resultados melhoram com a maior produtividade.
Como o controle é feito em tempo real, a análise e o estudo dos resultados das suas estratégias se torna um processo mais rápido e fácil. Em tempos de ampla concorrência e consumidores cada vez mais exigentes, quanto mais rápido você puder identificar pontos de melhoria para a sua estratégia, melhores vão ser os seus resultados.
Além disso, ao compartilhar todas essas informações em um mesmo local, você garante que todas as partes da cadeia de distribuição estejam igualmente informadas. Como consequência, a comunicação entre os envolvidos se torna mais clara e direta, evitando obstáculos e permitindo que todos saibam exatamente o que fazer.
Aplicar a automação do trade marketing não é tão simples e, por isso, contar com soluções especializadas pode tornar o processo mais rápido e fácil. Afinal, a integração entre fábrica e distribuidor nem sempre é fácil de ser colocada em prática, mas existem algumas soluções que otimizam esse processo e facilitam a troca de informações.
O Tradefy, por exemplo, permite que você tenha um maior controle sobre o que sai da fábrica e o que está exposto em um ponto de venda, por exemplo. O principal objetivo dessa ferramenta é reduzir as distâncias entre as partes da cadeia de distribuição e garantir que o produto apresentado ao consumidor tenha ainda mais chances de ser vendido.
A automação de trade marketing é, portanto, uma ação cada vez mais essencial para assegurar que a sua empresa está conseguindo se destacar em relação aos principais concorrentes. Afinal, produtividade e precisão são dois fatores determinantes para o sucesso de qualquer negócio e a automação pode ser importante para essa otimização.
Agora que você já sabe quais são os benefícios de investir na automação de trade marketing, que tal encontrar uma ferramenta para potencializar os resultados do seu negócio? Entre em contato conosco, conheça os nossos serviços e saiba como podemos ajudar você a facilitar a integração entre o distribuidor e a fábrica!