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Descubra agora como realizar uma boa gestão e análise de dados

Geralmente, uma indústria recebe grande quantidade de informações todos os dias e, muitas delas, são cruciais para a boa tomada de decisões, como a demanda do mercado, tempo para realização dos processos, aceitação do seu produto, entre outros. Isso torna fundamental que o gestor saiba como realizar uma boa gestão e análise de dados.

Para auxiliá-lo nessa atividade, explicamos neste artigo o que é essa gestão e análise, qual a sua importância, as melhores dicas para realizá-la e como um aplicativo de trade marketing digital pode ajudá-lo. Boa leitura!

O que é gestão e análise de dados e como ela funciona?

De forma geral, trata-se de um processo de verificação de dados, indicadores e processos relacionados a uma determinada área. Na indústria, a gestão e análise de dados consiste em coletar e separar as informações mais relevantes. Os gestores fazem um estudo detalhado sobre elas com o objetivo de encontrar soluções para seus problemas.

Apesar de existirem muitas informações importantes para a tomada de decisões, também há várias que são repetidas ou descartáveis. Ao fazer uma boa gestão e análise de dados, você pode saber quais são as mais importantes e como interpretá-las, o que garante muitas vantagens à empresa, como:

  • visão geral do mercado — a indústria tem mais informações sobre seus concorrentes, possíveis parceiros de negócios, tamanho do mercado etc.;
  • percepção interna — identificação dos processos internos da indústria, permitindo gerenciar de forma mais eficiente sua equipe;
  • entendimento das necessidades do cliente — os gestores entendem os gostos atuais dos consumidores e se informarão sobre eventuais mudanças comportamentais;
  • posicionamento da marca — ao conhecer o mercado, a indústria pode posicionar melhor sua marca e se diferenciar dos concorrentes;
  • ampliação dos resultados — os dados possibilitam a identificação de perdas, bem como que o gestor saiba quais são as melhores decisões para aumentar suas vendas e lucros.

Quais são as melhores dicas para fazer uma boa gestão e análise de dados?

Para fazer uma gestão e análise de dados ideal para a sua empresa, é preciso seguir algumas táticas específicas. Veja nos tópicos abaixo.

Crie uma estratégia

Assim como todo planejamento, deve-se elaborar uma estratégia alinhada às necessidades de sua indústria. O seu plano deve conter os seguintes elementos:

  • o objetivo principal da empresa com os dados;
  • as respostas que a empresa deseja obter com as informações;
  • a melhor forma de coletar os dados (fonte);
  • os critérios que definirão a relevância das informações;
  • os colaboradores envolvidos no projeto;
  • o orçamento necessário para o projeto.

Defina as ferramentas

Liste, especificamente, quais ferramentas darão suporte à gestão de dados. Ressalta-se que nem todos os sistemas aplicados serão adequados para a sua empresa, por isso confira as reais necessidades da sua empresa e encontre as tecnologias adequadas.

Os softwares implementados devem coletar dados do negócio, trabalhá-los e fornecer relatórios ao gestor. Exemplos de programas que cumprem essas funções são Sistemas de Gestão (ERPs), Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRMs), Big Data, entre outros.

Para indústrias, uma das tecnologias indispensáveis é conhecida como Trade Marketing Digital, já que ela trabalha informações dos canais de distribuição ou indiretos que vendem seus produtos.

Quantifique e qualifique os dados

Existem 2 metodologias de análise de dados: a quantitativa e a qualitativa. Saber diferenciá-las é importante para que você extraia informações que respondam as perguntas elencadas no seu planejamento.

O método quantitativo tem um caráter mais racional e consiste em números objetivos, como a quantidade de vendas, ticket médio, entre outros. Já o qualitativo envolve conceitos mais complexos, como a coleta de opiniões, comentários e avaliações de seus clientes.

Defina uma boa fonte de informações

A boa qualidade dos dados é fundamental para que a análise seja alinhada à realidade da empresa. O ideal é que a companhia busque diferentes fontes de informações, assim se pode ter uma visão mais completa da indústria e do seu mercado. Exemplos dessas fontes são:

  • histórico de vendas;
  • entrevistas e pesquisas feitas com os clientes;
  • redes sociais — como Facebook, Twitter, LinkedIn etc.;
  • bancos de dados públicos.

Além disso, é crucial manter os registros sempre atualizados, já que ocorrem mudanças internas na indústria e no mercado com o transcorrer do tempo.

Mapeie e compartilhe os dados

Categorize as informações conforme o grau de relevância dentro da gestão. Para identificar os dados mais importantes, reúna os líderes dos setores — como de marketing, financeiro, tecnologia da informação (TI), entre outros — e questione quais informações são relevantes que serão coletadas poderão ser úteis para eles.

Depois de conseguir os resultados das análises, compartilhe-os com todos os líderes e profissionais da empresa, eles poderão dar uma segunda opinião na interpretação aos dados.

Utilize indicadores adequados

Os indicadores-chave de desempenho (KPIs ou Key-Performance Indicators) são métricas aplicadas constantemente sobre os processos da indústria para verificar se os resultados desejados serão alcançados. Com o uso de KPIs, o gestor terá a certeza de que os dados certos estão sendo bem utilizados. Alguns exemplos de métricas adequadas para indústrias são:

  • time to market (tempo de comercialização) — consiste no tempo necessário para que um produto entre no mercado, contabilizado desde sua idealização até o começo das vendas;
  • lead time (tempo de aprovisionamento) — trata-se da duração de um processo da indústria;
  • stock out (estocagem) — é o tempo até que o estoque de um produto se esgote;
  • market share (participação de mercado) — é a fatia do público que sua marca fideliza;
  • ticket médio — é o valor médio das aquisições feitas pelos clientes.

Como a tecnologia da Tradefy pode ajudar na gestão e análise de dados?

A Tradefy é uma empresa com ampla experiência de mercado, que disponibiliza um aplicativo de Trade Marketing Digital para indústrias de todos os ramos e tamanhos. O objetivo desse programa é aumentar o controle da indústria sobre seus distribuidores, varejistas, atacadistas e outros canais indiretos, fazendo com que eles consigam vender mais seus produtos e expandir sua marca.

O software pode ser usado em computador de mesa (desktop) e dispositivos móveis (smartphones e tablets) e traz funções como:

  • PDVs — traz informações sobre os pontos de vendas (PDVs);
  • sortimento — trata-se do cálculo da quantidade de grupos de produtos que são vendidos em cada PDV;
  • metas — consistem nos volumes ou valores que são vendidos no mês, elas são definidas pelo distribuidor;
  • ticket médio — calcula a média do valor por compra efetuada pelos clientes;
  • positivações — define a quantidades de PDV de um produto (ou grupo deles) que vendido em comparação à quantidade total de PDVs;
  • campanhas de incentivo — permite criar sistemas para incentivar vendas (incluindo gamificação); entre outras.

A gestão e análisede dados não é um processo fácil, já que existem muitas informações a serem coletadas e trabalhadas. Mas com o auxílio de um bom software de Trade Marketing Digital você conseguirá satisfazer as necessidades da sua indústria.

Que tal conhecer mais sobre nosso aplicativo e suas funcionalidades? Entre já em contato conosco da Tradefy e saiba como ajudamos o desenvolvimento de sua indústria!

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