Geralmente, uma indústria recebe grande quantidade de informações todos os dias e, muitas delas, são cruciais para a boa tomada de decisões, como a demanda do mercado, tempo para realização dos processos, aceitação do seu produto, entre outros. Isso torna fundamental que o gestor saiba como realizar uma boa gestão e análise de dados.
Para auxiliá-lo nessa atividade, explicamos neste artigo o que é essa gestão e análise, qual a sua importância, as melhores dicas para realizá-la e como um aplicativo de trade marketing digital pode ajudá-lo. Boa leitura!
De forma geral, trata-se de um processo de verificação de dados, indicadores e processos relacionados a uma determinada área. Na indústria, a gestão e análise de dados consiste em coletar e separar as informações mais relevantes. Os gestores fazem um estudo detalhado sobre elas com o objetivo de encontrar soluções para seus problemas.
Apesar de existirem muitas informações importantes para a tomada de decisões, também há várias que são repetidas ou descartáveis. Ao fazer uma boa gestão e análise de dados, você pode saber quais são as mais importantes e como interpretá-las, o que garante muitas vantagens à empresa, como:
Para fazer uma gestão e análise de dados ideal para a sua empresa, é preciso seguir algumas táticas específicas. Veja nos tópicos abaixo.
Assim como todo planejamento, deve-se elaborar uma estratégia alinhada às necessidades de sua indústria. O seu plano deve conter os seguintes elementos:
Liste, especificamente, quais ferramentas darão suporte à gestão de dados. Ressalta-se que nem todos os sistemas aplicados serão adequados para a sua empresa, por isso confira as reais necessidades da sua empresa e encontre as tecnologias adequadas.
Os softwares implementados devem coletar dados do negócio, trabalhá-los e fornecer relatórios ao gestor. Exemplos de programas que cumprem essas funções são Sistemas de Gestão (ERPs), Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRMs), Big Data, entre outros.
Para indústrias, uma das tecnologias indispensáveis é conhecida como Trade Marketing Digital, já que ela trabalha informações dos canais de distribuição ou indiretos que vendem seus produtos.
Existem 2 metodologias de análise de dados: a quantitativa e a qualitativa. Saber diferenciá-las é importante para que você extraia informações que respondam as perguntas elencadas no seu planejamento.
O método quantitativo tem um caráter mais racional e consiste em números objetivos, como a quantidade de vendas, ticket médio, entre outros. Já o qualitativo envolve conceitos mais complexos, como a coleta de opiniões, comentários e avaliações de seus clientes.
A boa qualidade dos dados é fundamental para que a análise seja alinhada à realidade da empresa. O ideal é que a companhia busque diferentes fontes de informações, assim se pode ter uma visão mais completa da indústria e do seu mercado. Exemplos dessas fontes são:
Além disso, é crucial manter os registros sempre atualizados, já que ocorrem mudanças internas na indústria e no mercado com o transcorrer do tempo.
Categorize as informações conforme o grau de relevância dentro da gestão. Para identificar os dados mais importantes, reúna os líderes dos setores — como de marketing, financeiro, tecnologia da informação (TI), entre outros — e questione quais informações são relevantes que serão coletadas poderão ser úteis para eles.
Depois de conseguir os resultados das análises, compartilhe-os com todos os líderes e profissionais da empresa, eles poderão dar uma segunda opinião na interpretação aos dados.
Os indicadores-chave de desempenho (KPIs ou Key-Performance Indicators) são métricas aplicadas constantemente sobre os processos da indústria para verificar se os resultados desejados serão alcançados. Com o uso de KPIs, o gestor terá a certeza de que os dados certos estão sendo bem utilizados. Alguns exemplos de métricas adequadas para indústrias são:
A Tradefy é uma empresa com ampla experiência de mercado, que disponibiliza um aplicativo de Trade Marketing Digital para indústrias de todos os ramos e tamanhos. O objetivo desse programa é aumentar o controle da indústria sobre seus distribuidores, varejistas, atacadistas e outros canais indiretos, fazendo com que eles consigam vender mais seus produtos e expandir sua marca.
O software pode ser usado em computador de mesa (desktop) e dispositivos móveis (smartphones e tablets) e traz funções como:
A gestão e análisede dados não é um processo fácil, já que existem muitas informações a serem coletadas e trabalhadas. Mas com o auxílio de um bom software de Trade Marketing Digital você conseguirá satisfazer as necessidades da sua indústria.
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