Quantas vezes você já foi cobrado por resultados dentro do ambiente de trabalho? Criar mais tempo não é possível e nem sempre levar tarefas para casa é a melhor solução. A notícia boa é que existem outras formas de otimizar a sua produção e muitas delas podem ser respondidas ao saber o que é indústria 4.0.
Você, por exemplo, sabe o que significa esse conceito? Com tantas mudanças e evoluções dentro da nossa sociedade, muitas vezes acabamos não percebendo certas alterações em nossas rotinas de trabalho. Mas entender melhor esse conceito pode ser importante para que você encontre mais soluções e estratégias que podem ser úteis ao seu dia a dia.
Que tal, então, se aprofundar nesse assunto, conhecer um pouco mais sobre o que é indústria 4.0 e as vantagens dos avanços tecnológicos? Continue a leitura deste artigo para saber como é importante ficar atento ao que de mais novo tem aparecido no setor e como o seu negócio pode ser beneficiado por essas mudanças. Confira!
Cada revolução industrial tem a sua marca: a primeira, no final do século XVIII, foi marcada pela mudança do sistema feudal para o capitalista e pela mecanização do processo de trabalho nas fábricas. Já na metade final do século XIX, a 2ª Revolução Industrial ficou marcada pela eletricidade e por processos mais eficientes de produção.
Entre as décadas de 1950 e 1970, aconteceu a 3ª Revolução Industrial, ou Revolução Digital, que recebeu o aporte dos avanços tecnológicos nos processos de trabalho, com avanços nas áreas da robótica, informática e telecomunicação, por exemplo. A indústria 4.0, portanto, tem como característica o uso de máquinas e ferramentas mais inteligentes.
Na prática, o objetivo é aproximar os mundos físico, digital e biológico, sempre em busca de um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis e, consequentemente, uma produção maior e mais eficiente. Em um momento marcado pela forte competição no mercado, qualquer fator pode ser o diferencial para o sucesso de um negócio.
Sendo assim, o foco da indústria 4.0 é encontrar maneiras de aprimorar o que vem sendo feito, evitando desperdícios e potencializando as suas ações e estratégias. Tudo isso pode ser feito com a utilização da tecnologia, seja para facilitar tarefas burocráticas, seja para acelerar uma gestão mais completa e eficiente de estoque, por exemplo.
A partir de recursos e conceitos como a computação na nuvem, Big Data e Internet das Coisas, a interação entre as diversas partes que compõem a estrutura de trabalho é muito mais eficiente. Afinal, o princípio da indústria 4.0 é tirar o máximo de cada máquina ou processo, e realizar a integração entre diferentes setores, pessoas e empresas é parte fundamental.
Parte importante de saber o que é indústria 4.0 é ficar por dentro de quais são os principais benefícios da aplicação desse conceito nos processos da sua empresa. Segundo levantamento do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a economia com custos industriais chegou aos 73 bilhões de reais ao ano.
Dados da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ADBI) também mostram que os ganhos em eficiência ultrapassam os 30 bilhões de reais e somente a economia em energia é estimada em 7 bilhões de reais ao ano. Como ignorar esses números? Os benefícios podem ser notados em diferentes esferas e áreas de uma organização.
Essas informações se tornam ainda mais interessantes quando são cruzadas com uma pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que indica que 32% das empresas nunca ouviram falar sobre esse conceito. Ou seja, acaba se tornando também uma excelente oportunidade de se destacar em relação aos seus concorrentes.
O mesmo estudo da Fiesp mostra como quem sabe o que é indústria 4.0 — os 68% restantes — entende a importância de adotar algumas dessas práticas, já que 90% deles concordam que a 4ª Revolução Industrial tende a aumentar a produtividade das empresas. Produção, rastreabilidade, controle de qualidade e planejamento são as principais vantagens.
Além de saber o que é a indústria 4.0 e as suas vantagens, é importante entender também como esse conceito funciona na prática, certo? Separamos as principais ferramentas e soluções utilizadas para otimizar os resultados dentro do setor. Confira!
Um dos conceitos mais conhecidos — e utilizados — dentro da indústria 4.0 é a computação na nuvem, que permite a maior integração e comunicação com diferentes setores e pessoas. Além de um custo mais baixo por conta da estrutura física mais simples, a praticidade e segurança de armazenar todos os arquivos e contar com backups são outras vantagens.
Equipamentos conectados, maquinário mais inteligente, gestão atualizada, enfim, todos esses são benefícios da Internet das Coisas. O conceito consiste em facilitar a interação entre as máquinas, permitindo que a troca de dados entre elas torne o processo mais eficiente, além de não ser necessário contar com a presença de um operador, por exemplo.
Analisar dados dos consumidores ou do desempenho das suas operações é um exemplo de como o Big Data é um conceito cada vez mais importante na indústria. O tempo todo estão surgindo mais e mais informações, que podem ser utilizadas para potencializar o trabalho realizado pela sua empresa, identificando erros e encontrando soluções.
Com tantos benefícios para uma organização, saber o que é indústria 4.0 é obrigatório para qualquer empresa que queira tirar o máximo dos seus recursos e conseguir superar a concorrência. Utilizando a tecnologia como aliada, é possível abraçar essas mudanças, seja para oferecer um atendimento melhor, seja para otimizar o processo de produção.
O que achou deste artigo? Conseguimos tirar as suas dúvidas sobre o que é indústria 4.0 e como ela está modificando o cenário no setor? Nós esperamos que sim! Porém, também queremos saber qual é a sua opinião sobre o texto ou o assunto. Pode ser uma dúvida, sugestão, elogio ou críticas: deixe o seu comentário e logo vamos respondê-lo!