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6 estratégias sobre como aumentar o market share de uma indústria

O market share — ou quota de mercado — é um percentual que demonstra a participação da indústria no mercado, podendo representar a fatia do público fidelizada, o valor do negócio ou a quantidade de vendas em relação ao total do setor. Quando o gestor sabe como aumentar o market share, ele consegue garantir o sucesso do negócio no mercado.

Como se trata de um conceito intimamente ligado ao desenvolvimento do negócio, é relevante que você se aprofunde no assunto. Por isso, continue a leitura deste artigo em que trazemos as 6 táticas mais eficazes para aumentar a participação no mercado de uma indústria. Confira!

Quais são as 6 melhores práticas para aumentar o market share?

Existem vários caminhos que podem ser tomados para aumentar o market share, por isso as dicas explicadas nos tópicos seguintes podem ser aplicadas separadas ou conjuntamente, mas todos são relevantes para alcançar esse objetivo.

1. Analise os seus dados

Primeiro, é crucial estudar como está o seu market share atualmente. Como se trata de um conceito bastante amplo, existem vários componentes que devem ser analisados.

O gestor pode avaliá-los separadamente e buscar formas de melhorar os números em cada um deles. Entenda cada índice a seguir.

Fatia do público

Trata-se do percentual de clientes que compra seus produtos em relação ao total de potenciais consumidores no mercado. Esse índice é calculado da seguinte forma:

Market share = consumidores adquiridos / potenciais consumidores na área de atuação

Faturamento

Aqui se compara o faturamento total da sua indústria em comparação aos concorrentes. Veja sua fórmula:

Market share = receita da empresa / receita total das outras indústrias

Valor de mercado

Esse índice compara o valor de mercado de sua indústria com as outras. Calcule-a da seguinte forma:

Market share = valor de mercado / valor total das indústrias do mesmo setor

Penetração da marca

Consiste na relevância da marca para os consumidores finais dos seus produtos. Para verificá-la, você deve promover entrevistas, pesquisas e enquetes com o público.

2. Faça uma análise de mercado

Uma das dicas mais relevantes é conhecer quais medidas estão sendo tomadas pelos seus concorrentes para se tornarem mais relevantes no mercado. Você pode analisar as estratégias de marketing, os valores praticados, as inovações criadas, entre outras ações. Com essas informações, você pode se inspirar nos acertos de outras indústria, bem como conhecer os erros cometidos e evitá-los.

3. Elabore planos de marketing

Um plano de marketing é um conjunto de estratégias que objetiva aumentar a visibilidade da marca ou direcioná-la ao público adequado. Isso é crucial para qualquer empresa ou indústria que deseja se manter relevante no mercado.

É importante ressaltar que o marketing digital tem se tornado cada vez mais importante nos últimos anos, já que os consumidores utilizam cada vez mais a internet e as redes sociais. Você pode contratar profissionais e agências especializadas em marketing digital para auxiliá-lo nesse objetivo.

4. Invista na fidelização de distribuidores

Quando uma indústria tem bons canais de distribuição, ela consegue tornar seus produtos mais relevantes e bem vistos no mercado, já que eles se esforçarão para vendê-los e melhorarão a imagem da sua marca.

Você pode implementar um controle prático e funcional para coordenar seus canais indiretos, o que pode ser feito com o uso de um aplicativo de Trade Marketing Digital. Essa é uma ferramenta útil pelo fato de permitir que você crie programas de fidelidade, melhorar a comunicação com seus parceiros e promover agilidade na gestão dos canais.

5. Aumente o envolvimento dos clientes com a marca

Os clientes favorecerão seus produtos em detrimento de outros quando eles se envolverem pessoalmente com a sua marca. Para isso, é preciso investir no que é denominado gestão de clientes, um conjunto de estratégias que objetiva agradá-los.

Ressalta-se que as táticas aplicadas na indústria são diferentes das usadas no varejo. Alguns exemplos de medidas são:

  • segmentar o público — defina o público-alvo e adéque seus produtos ou plano de marketing para melhor agradá-los;
  • analisar o comportamento dos clientes — mantenha-se constantemente atualizado sobre a mudança no gosto dos clientes;
  • investir no pós-venda — garanta atendimento de qualidade e ofereça garantias de fábrica;
  • fidelizar os clientes — crie campanhas de fidelização atreladas à marca, entregando brindes para fidelizados ou fazendo sorteios;
  • criar novas experiência ao consumidor — outra estratégia bastante relevante e eficiente é fazer com que a marca interaja com o cliente. Por exemplo, há alguns anos a Coca-Cola gerou uma nova experiência ao colocar nomes em suas latinhas, criando um sentimento de surpresa e satisfação quando o cliente encontrava uma com seu nome.

6. Tenha uma boa política de preços

Apesar de não ser considerado o fator mais importante para decisões de compra, o preço é um diferencial relevante para se destacar no mercado. Por isso, é necessário precificar seus produtos com cuidado. Antes de estabelecer na prática, o valor final deve considerar aspectos como:

  • concorrentes — veja a média dos preços cobrados pelo mercado, assim é possível saber quais são os valores que os clientes estão dispostos a pagar;
  • posicionamento — defina se o seu produto terá preços baixos e mais competitivos ou um valor mais elevado, sendo que a qualidade acima da média justifica o preço;
  • objetivo — verifique se os preços permitirão que a empresa alcance seus objetivos e metas, como aumentar os lucros, expandir seus serviços em outras regiões etc.
  • custos — analise minuciosamente todos os custos de seu negócio e estude formas de minimizá-los, incluindo os diretos, indiretos, invisíveis etc.

Como aumentar o market share com a Tradefy?

A Tradefy é uma empresa que oferece a solução ideal para que indústrias de qualquer porte e ramo aumentem o seu market share. O seu aplicativo de Trade Marketing Digital permite que você desenvolva uma relação mais transparente e confiável com seus canais indiretos.

Graças aos benefícios dessa tecnologia, a comunicação com seus canais será melhorada, fazendo com que eles entreguem os produtos ao seu público adequado, com o preço ideal e no momento certo. Tudo isso contribui para a valorização da marca, aumentando o seu valor de mercado, a sua fatia do público e o faturamento do negócio.

Ao saber como aumentar o market share, percebe-se que, para ser bem-sucedido na implementação das estratégias, é fundamental que você tenha bons canais de distribuição e utilize uma ferramenta que melhore sua comunicação com eles.

Converse agora mesmo com um de nossos consultores para conhecer nossas soluções e entenda como podemos ajudá-lo a melhorar a relação com seus canais indiretos!

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