Você já ouviu falar de Big Data? É uma tecnologia que trabalha um grande volume de dados, que são gerados a todo momento, em diferentes ambientes. Na prática, computadores vasculham determina plataforma, site ou banco de dados, coletam informações e separam as mais relevantes para uma empresa, sendo que tudo isso é feito utilizando os 5Vs do Big Data.
Essa é uma das principais tendências da indústria 4.0, pois a tecnologia busca e interpreta automaticamente o comportamento dos clientes e oportunidades do mercado. Isso faz com que os gestores tomem as melhores decisões possíveis para o negócio, torna a análise de riscos mais precisa e auxilia nas análises preditivas (previsão de cenários).
Se você se interessou pelo assunto, então continue lendo este artigo para saber exatamente quais são os 5Vs do Big Data. Além disso, trazemos outros tópicos relevantes de como implementar essa tecnologia. Confira!
Os 5Vs são diretrizes que baseiam um projeto de Big Data, sendo importante que todos eles sejam aplicados para que a tecnologia cumpra sua função e seja eficiente. Veja, a seguir, quais são eles, sua importância e aplicações práticas.
O Big Data trabalha um gigantesco volume de dados, por isso a grande quantidade de informações geradas está interligada à tecnologia. Para que você tenha uma percepção do volume de dados a serem trabalhos, só no Facebook há mais de 10 bilhões de mensagens trocadas; 4,5 bilhões de curtidas e 350 milhões de fotos publicadas todos os dias.
Ainda há outras redes sociais que devem ser trabalhadas pelo Big Data, como Twitter, Snapchat, entre outras. Além disso, a ferramenta também busca e refina informações de variados dispositivos, como smartphones, smartwatches, notebooks etc.
De acordo com as informações da Peepi, o Brasil está em terceiro lugar do mundo no tempo de uso de internet, sendo que os internautas passam mais de 9 horas online, em média.
Em razão desse fato, há milhões de operações sendo realizadas a todo momento e um grande volume de informações geradas diariamente. Por isso, a velocidade dos dados é um aspecto marcante do Big Data.
Antes do Big Data, as informações coletadas por uma empresa poderiam ser organizadas em tabelas, planilhas e relatórios. Entretanto, a maior parte das informações do Big Data não pode ser colocada em documentos tradicionais, já que elas englobam:
Todas as informações coletadas pela tecnologia devem ser verdadeiras. Muitas vezes, o Big Data trabalha notícias falsas ou compartilhamentos falsos, mas o sistema utiliza inteligência artificial, análises e estatísticas do grande volume de informações para compensar dados falsos.
De nada adiantaria armazenar, mensurar e organizar uma imensa quantidade de informações se elas não são úteis para a empresa. Por isso que o Big Data deve gerar valor à empresa, auxiliando na tomada de decisão e no seu desenvolvimento.
O Big Data é uma tecnologia considerada bastante complexa, por isso é possível que você se depare com uma série de desafios durante o processo de sua implementação. A seguir, listamos as principais adversidades que serão encontradas durante esse procedimento e suas respectivas soluções.
A empresa terá dificuldades de identificar as informações que poderão ser utilizadas a favor do negócio. Nesse caso, é importante contar com um profissional especializado que faça a curadoria dos dados, ou seja, interprete e separe os mais relevantes.
Nem todas as empresas têm tecnologia adequada para lidar com o Big Data. Será necessário ter:
Utilizar serviços de nuvem — em que são usados computadores e servidores de terceiros — é a solução ideal para ter acesso à tecnologias de ponta por valores acessíveis.
É inviável que o gestor se dedique inteiramente à implantação do Big Data, já que o assunto é extenso e requer conhecimento técnico na área de Tecnologia da Informação (TI). Como a mão de obra exigida é altamente qualificada, deve-se firmar contratos e parcerias com empresas especialistas no Big Data.
Os principais objetivos do Big Data são coletar informações na internet, interpretar, mensurar e organizá-las, e a tecnologia pode cumprir suas funções em diferentes setores de uma empresa. Compreenda como a tendência é aplicada em algumas áreas.
O Big Data analisa o perfil de seus consumidores e estuda seu comportamento, preferências e gostos. A partir dessas informações, a equipe de marketing direciona seu plano de comunicação para melhor conquistar seu público.
A tecnologia atua na prevenção de fraudes e realiza predições sobre a economia ou o mercado, auxiliando na sua tomada de decisões quanto aos investimentos.
A partir de reclamações, opiniões, sugestões e comentários sobre seus produtos ou serviços coletados da internet, o Big Data permite que você saiba exatamente como tornar sua marca mais relevante para o público.
A cultura organizacional é um conjunto de princípios que ditam como deve ser o comportamento dos colaboradores e a interação entre eles dentro da empresa. É necessário implementar uma cultura voltada para o controle e uso de dados, assim seus colaboradores estarão dispostos a adotar e utilizar a tecnologia. Para isso, você deverá seguir as seguintes dicas:
Os 5Vs do Big Data fazem com que a tecnologia seja capaz de impulsionar o desenvolvimento da sua empresa no mercado. Entretanto, para implantar a tecnologia com sucesso, é preciso se preparar para os desafios que serão encontrados e transformar a cultura de seu negócio.
Que tal se manter atualizado sobre novidades do ramo? Confira e siga agora mesmo nossas páginas nas redes sociais!