Se você não tomar medidas para incentivar seus vendedores, eles poderão reduzir os esforços, deixar de vender seus produtos ou até mesmo prejudicar a cultura organizacional do seu negócio. Por outro lado, quando o gestor de uma empresa sabe como motivar uma equipe de vendas, é possível extrair todo seu potencial e maximizar os resultados.
Motivar sua equipe não é fácil, pois é preciso aplicar táticas específicas para isso. Mas essa prática traz vários benefícios impactantes ao negócio, como o aumento das vendas, expansão da marca e maior desenvolvimento do negócio. Quer aproveitar dessas vantagens? Leia, neste post, as 6 melhores estratégias para incentivar seus vendedores!
As dicas explicadas abaixo são direcionadas para canais indiretos de vendas, que podem ser seus representantes comerciais autônomos (RCA), revendedores, varejistas, distribuidores, atacadistas, entre outros. Confira!
Antes de exigir resultados de seus vendedores, é preciso que você planeje muito bem as metas que eles devem atingir. Negligenciar essa dica faz com que eles se sintam desorientados e, consequentemente, desmotivados.
Para criar as metas ideais, faça com que elas tenham as características SMART. Veja o que significa cada letra dessa sigla:
As campanhas de incentivo são um conjunto de ações atreladas à equipe de vendas com o objetivo de motivá-la e aumentar sua produtividade. Quando elas são bem planejadas, geram impactantes resultados nas vendas. Para que uma campanha seja efetiva e motivadora, ela deve ter as seguintes qualidades:
A gamificação é um tipo de campanha de incentivo que está se tornando cada vez mais popular nas indústrias e comércios de todos os ramos. Basicamente, aplicam-se elementos de jogos eletrônicos para que os vendedores disputem entre si em busca de melhores resultados.
Essa competição é saudável pelo fato de fazer com que todos se esforcem para alcançar um objetivo em comum, beneficiando tanto os vendedores como a empresa. Para aplicar a gamificação com sucesso é importante que ela apresente os seguintes aspectos:
Determinar o perfil do consumidor é importante para que os vendedores consigam adequar a abordagem perante os clientes, aumentando as chances de concretizar as vendas. Para traçar esse perfil, deve-se analisar as seguintes características sobre o público-alvo:
Nem todos os vendedores sabem como definir esse perfil, o que acaba dificultando as negociações. Quando a empresa fornece essa informação, eles conseguem desenvolver táticas de venda mais efetivas para abordar os consumidores.
Muitas vezes, a equipe de venda deseja ter sucesso, mas não têm conhecimento técnico para isso, o que acaba fazendo com que fiquem desanimada.
Isso pode ser solucionado com o fornecimento de treinamentos ou cursos na área periodicamente. Além de aprender sobre técnicas de vendas, eles se sentirão mais valorizados pela organização e se esforçarão mais para atingir as metas.
Conhecido como plano de desenvolvimento individual (PDI), trata-se de um procedimento elaborado pela empresa com o objetivo de melhorar cada vez mais o desempenho dos vendedores. Isso também faz com que eles se sintam valorizados e se empenhem nas vendas. Para criar um bom plano, tome as seguintes medidas:
Existem várias ferramentas que podem auxiliar os vendedores em sua rotina. Alguns exemplos são os dispositivos móveis como smartphones e tablets, que permitem que eles acessem o catálogo, entrem em contato com a fornecedora ou indústria rapidamente, entre outras funcionalidades.
Essas modernidades deixam o trabalho mais dinâmico, bem como fornece condições para que os vendedores atinjam seu potencial, deixando-os mais motivados e empolgados para gerar ótimos resultados.
A principal tecnologia que ajuda na motivação dos vendedores é denominada Trade Marketing Digital. Esse conceito envolve promover ações para melhorar a experiência de compra dos clientes, como também melhorar a relação entre os canais indiretos e a indústria.
Esse aplicativo oferece um amplo rol de funcionalidades úteis para que uma empresa motive seus vendedores, como:
Com a leitura deste conteúdo, percebe-se que existem várias formas de como motivar uma equipe de vendas. Entretanto, para aplicá-las com sucesso, é indispensável utilizar um aplicativo de Trade Marketing Digital que melhore a comunicação com os vendedores e disponha das funcionalidades listadas.
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