Se você trabalha liderando equipes, já deve ter chegado a uma conclusão: o reconhecimento no trabalho e incentivos são muito bem-vindos em qualquer etapa da vida profissional. É por isso que muitas empresas têm apostado nas campanhas de marketing de incentivo.
Nos últimos anos,pesquisas e os departamentos de RH do mundo todo têm falado sobre como os profissionais da geração Millennial precisam de reconhecimento para se sentir motivados em seu local de serviço.
Mas a verdade é que, de acordo com umtrabalho mais recente conduzido por uma das analistas da consultoria Work Effects, esses profissionais não são assim tão diferentes das gerações que vieram antes. Reconhecimento pelo trabalho e incentivos são sempre uma boa receita para manter os profissionais em seu melhor desempenho.
Assim, o marketing de incentivo tem se mostrado uma estratégia eficiente para engajar os colaboradores e aumentar as vendas. Quer saber como implementar uma na sua empresa? As respostas estão a seguir, basta continuar a leitura!
É muito comum as empresas usarem as campanhas de marketing de incentivo para aumentar a motivação e o engajamento dos seus colaboradores. No entanto, mais empresas começam a aplicar a estratégia também em seu relacionamento com os parceiros e terceirizados.
Quando o objetivo é esse, o primeiro passo é realizar um diagnóstico de ambiente externo, para verificar como está o mercado e qual a situação da organização nesse contexto. É fundamental levar em consideração a atuação dos parceiros nessa análise, para entender por que eles estão rendendo aquém do esperado.
A partir daí, a empresa tem condições de desenvolver a sua campanha com base nos pontos que estão causando incômodo para os parceiros. Os incentivos devem ser dados considerando os interesses do público para quem a campanha é dirigida e também a realidade da própria empresa.
É bom lembrar que prêmios por metas alcançadas e comissões não devem constituir recompensas nesse tipo de campanha, pois já costumam fazer parte da política de remuneração da empresa. Os parceiros precisam sentir que estão, realmente, ganhando algo a mais, um reconhecimento extra pelo seu bom trabalho.
A sua campanha pode ter estratégias de premiação diferentes. Vamos explorar alguns modelos a seguir.
Muitas empresas escolhem trabalhar com prêmios físicos em suas campanhas de incentivo. Eles podem ser gadgets, eletrodomésticos, carros, artigos pessoais para os colaboradores, entre outras possibilidades.
O mais importante é conhecer muito bem a equipe de parceiros, para saber que tipo de bem é valorizado por eles. O prêmio deve ser um objeto de desejo, para realmente motivar os parceiros a se esforçarem para conquistá-lo.
Outra estratégia para esse tipo de ação pode ser a acumulação de pontos. No início da campanha, deve ser estabelecido um prazo ao fim do qual quem tiver mais pontos ganha o prêmio final.
O interessante desse modelo é que você pode ampliar as opções de prêmios, de acordo com a pontuação atingida. É uma boa estratégia para quando o seu time de parceiros tem interesses muito heterogêneos ou quando você ainda não conhece bem os profissionais.
As experiências estão entre os prêmios mais valorizados nas campanhas de marketing de incentivo. Isso acontece porque todos nós estamos inseridos em uma sociedade que valoriza mais a experiência do que os produtos em si.
Assim, viagens, participação em congressos e eventos, uma bolsa para um curso, passeios ou até mesmo um intercâmbio são sempre ótimas ideias de prêmios para as ações de incentivo.
Elas ainda apresentam uma outra vantagem: dependendo da experiência escolhida — um curso ou intercâmbio, por exemplo —, ela trará retorno para a empresa, uma vez que o parceiro estará mais qualificado.
Na maioria dos casos, as campanhas de marketing de incentivo têm como objetivo o aumento nas vendas, mas esse tipo de ação pode ser usado para alcançar outras metas, mais complexas. Veja alguns exemplos do que você pode almejar com uma dessas campanhas:
Em qualquer um dos casos, o fundamental é deixar claros tanto os objetivos da campanha quanto os critérios para todos os participantes e também para o público interno. No lançamento, certifique-se de que os principais stakeholders recebam informações sem distorção sobre o que precisam fazer para conquistar os prêmios.
Caso algumas pessoas sintam-se prejudicadas pela falta de assertividade, a ação pode ter um resultado totalmente oposto ao desejado e levar a uma forte desmotivação e falta de estímulo. Assim, a transparência vai ajudar a melhorar o engajamento dos colaboradores e evitar problemas posteriores.
Algumas dicas podem ajudar você a implementar a sua campanha de marketing de incentivo de forma eficiente, o que garantirá bons resultados. Siga os passos a seguir para colocar o seu plano em ação.
Nessa fase, você vai pensar toda a estratégia da campanha. Antes de começar, o seu diagnóstico de ambiente interno e externo deve estar pronto, de modo a fornecer os dados e as informações de que você vai precisar para entender os objetivos da sua campanha.
Essa também é a hora de você definir os prêmios e o que cada parceiro deverá fazer para consegui-los. Escolha um tema para a campanha e pense em um mote que seja motivador e gere engajamento.
Faça um brainstorming com a sua equipe para reunir ideias diferentes para esse tema e também para os prêmios. A criatividade é muito importante nessa hora, pois pode render ideias pouco convencionais, que terão grande atratividade para o público-alvo da campanha.
O lançamento da ação é um momento especial por dois motivos. Em primeiro lugar, para dar a conhecer aos participantes e aos demais públicos da empresa o que está sendo feito e engajá-los na participação.
Depois, o lançamento é uma ocasião para promover a empresa entre os seus públicos. Esse tipo de ação melhora a imagem da organização entre os funcionários, parceiros e terceirizados.
Assim, organize um evento de lançamento e envolva todos nesse acontecimento. Além disso, prepare uma estratégia de envio de e-mails e peças personalizadas para a campanha nas redes de comunicação internas da empresa, elabore peças gráficas — cartazes, faixas, totens etc. — para ficarem espalhadas pela sede e crie um hotsite para abrigar todas as informações e o regulamento oficial da campanha.
Ao longo da campanha, é fundamental manter a motivação e o engajamento. Assim, pense em ações de comunicação de forma que a campanha esteja sempre na pauta dos assuntos internos da empresa.
Envie e-mails periodicamente, troque as peças gráficas distribuídas pelo prédio, crie ações pontuais menores para que a campanha esteja sempre no horizonte dos pensamentos dos participantes e dos outros públicos internos.
Para fechar a campanha, será fundamental ter um evento de encerramento e entrega dos prêmios. Esse momento é importante para que os vencedores recebam seu reconhecimento público diante de todos os outros membros da comunidade organizacional e para celebrar as conquistas.
Prepare uma festa com atrações que sejam do interesse dos colaboradores e parceiros, um bom buffet e um ambiente alegre. Mas atenção: o orçamento para a realização desse evento já deve estar no planejamento e ser aprovado antes mesmo do lançamento da campanha. Assim, você garante a sua realização ao fim da ação.
Como você deve ter percebido, o segredo para boas campanhas de marketing de incentivo está em um planejamento eficiente e uma boa comunicação com os públicos de interesse. Portanto, invista tempo na realização dessas etapas e realize uma ação que vai ficar na memória da empresa e dos colaboradores por muito tempo.
Se este artigo deixou você entusiasmado para começar já a pensar nos próximos passos, leia nosso post sobre como escolher os melhoresnomes para campanhas de incentivo de vendas! Com certeza, você terá boas ideias a partir dele!