Uma das novidades implementadas pela reforma trabalhista (Lei n.º 13.467/2017) que trazem diversas vantagens para as empresas é a ampliação da possibilidade de fornecer remuneração variável. Agora, o artigo 457 daConsolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê o pagamento de ajuda de custo, auxílios, prêmio e liberalidades.
Quer saber como esse tipo de remuneração funciona na prática? Confira, neste artigo, qual é a diferença entre a remuneração fixa e a variável, quais são as vantagens dessa última, suas desvantagens, como implementá-la na rotina da empresa e outros tópicos no assunto. Leia mais!
A remuneração variável consiste em uma forma de pagamento que pode ser maior ou menor conforme fatores estabelecidos pela empresa, como a produtividade, alcance de metas, comissões ou até mesmo ganhos do negócio.
Por outro lado, a remuneração fixa não varia conforme sua atuação no trabalho ou os lucros do negócio, mas isso não impede que existam adicionais noturnos, de insalubridade, vales etc.
Ressalta-se que é possível remunerar os colaboradores de forma fixa e variável simultaneamente — por exemplo: um vendedor tem um salário fixo mensal, mas pode ter ganhos adicionais conforme alcance as metas.
Existem diversas maneiras de realizar o pagamento de forma variável. Algumas delas são:
A empresa usufrui de um amplo rol de vantagens ao optar por remunerar seus colaboradores de forma variável. Muitos deles derivam do fato de os colaboradores se esforçarem para bater metas e alcançar resultados. Esses benefícios são:
Além disso, também há uma considerável economia de custos e despesas no negócio, pois o art. 457 (alterado pela reforma trabalhista) diz que os valores recebidos a título de abonos e prêmios não integram a remuneração do colaborador nem se incorporam ao contrato de trabalho.
Isso significa que não há incidência dos encargos trabalhistas e previdenciários, como 13º, férias, contribuição previdenciária patronal e outras obrigações sobre esses valores.
Por fim, também há reforço dos valores culturais da empresa, pois estimula todos os empregados envolvidos na remuneração variável a obter melhores resultados, se profissionalizar, participar de treinamentos e outros métodos que aumentem a produtividade do trabalho exercido.
Quando os colaboradores conseguem atingir os resultados desejados, seus esforços são reconhecidos, e eles se sentem valorizados e conquistam maior satisfação pessoal, já que a dedicação gerou resultados positivos, o que fomenta seu crescimento profissional.
As desvantagens desse tipo de remuneração consistem na maior dificuldade de implementação dela em uma empresa. É crucial entender os pontos fortes e fracos de sua equipe, além de suas vontades e desejos, para determinar a premiação adequada.
Também é preciso trabalhar muito bem as metas, pois elas não podem ser muito fáceis nem excepcionalmente difíceis, e realizar umagestão eficiente da equipe. Pode-se dizer que implementar a remuneração variável requer mais conhecimento, planejamento e trabalho que determinar salários fixos.
Os reflexos da remuneração variável são mais benéficos do que muitos imaginam, pois, quando os colaboradores se esforçam para ser reconhecidos e conquistar resultados na empresa, também há retenção de talentos, que são os indivíduos mais produtivos e com perfil ideal para a organização.
Com isso, há uma considerável redução da taxa de turnover (rotatividade de funcionários), ou seja, haverá menos necessidade de desligamentos e contratações, gerando economia com processos seletivos — que incluem divulgação de vaga, entrevistas, dinâmicas — e treinamentos.
Graças a essa vantagem, a empresa conseguirá manter um quadro de colaboradores altamente especializados, produtivos, esforçados e que sempre estarão trabalhando em prol do desenvolvimento profissional e da organização. Esse é um grande diferencial competitivo para que o negócio se destaque perante os concorrentes de mercado.
Para aproveitar os benefícios dessa remuneração, é preciso adaptar a rotina e reestruturar certos processos da sua empresa. A seguir, trazemos as melhores dicas para uma implementação de sucesso.
O primeiro e mais importante passo consiste na transformação da cultura empresarial. É importante que os colaboradores e setores — incluindo o contábil, administrativo, RH, de vendas, entre outros — estejam prontos para adotar tecnologias que otimizem os resultados, facilitem o acompanhamento deindicadores de desempenho (KPI) etc.
Outro fator relevante consiste no fato de que a rotina será acelerada, as vendas se elevarão, haverá maiormix de produtos vendidos, e a carteira de clientes aumentará; por isso, é importante que o negócio esteja preparado para atender a demanda e aproveitar o aumento dos lucros.
Faça uma pesquisa sobre os gostos dos seus colaboradores, conheça seus perfis e quais meios de premiação são mais valiosas para eles. A partir dessas informações, você conseguirá estabelecer as recompensas mais atrativas para o pessoal, motivando-o ao alcance de resultados.
De nada adiantaria fornecer uma recompensa valiosa e de acordo com os desejos dos colaboradores se as metas são inalcançáveis, pois eles não tentarão atingi-las. O gestor deve encontrar o nível de dificuldade ideal para seu negócio.
A campanha de incentivo é uma ação estruturada por marketing de incentivo que tem como objetivo aumentar a produtividade de seus colaboradores. Ela deve ter umbom nome, além de um objetivo claro e concreto. Aqui, é fundamental que a tecnologia seja utilizada inteligentemente para monitorar os resultados com precisão e melhorar a comunicação com os colaboradores.
A remuneração variável é uma ferramenta poderosa para aumentar a motivação dos membros da sua equipe, já que conseguem ver que seus esforços geraram resultados positivos. Entretanto, é importante preparar sua empresa para que seja bem-sucedida na implementação dessa forma remuneração.
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